O número de ouro



Dá-se o nome de número de ouro ou proporção de ouro à seguinte expressão:

O número de ouro é representado por j (fi ) segundo o nome de Fídias, um conhecido escultor grego que terá utilizado esta proporção para realizar os seus trabalhos artísticos.

Este número tem uma propriedade que mais nenhum número tem :

O número de ouro exprime também a medida do comprimento do rectângulo de ouro. Este rectângulo, segundo a opinião de vários psicólogos, agrada mais às pessoas, do ponto de vista estético, que os outros tipos de rectângulos. Por isso, os artistas e os arquitectos utilizam este número mágico em diversas aplicações. Aliás, já os arquitectos da Grécia Antiga (século V a.C.) tinham consciência do seu efeito, conseguindo construir este rectângulo de ouro através do número de ouro. Temos como exemplo o Parténon em Atenas, na Grécia.
partenon.gif (67312 bytes)

Podemos obter o número de ouro a partir de um segmento [AC] da seguinte forma:

                 
onde  é o número de ouro.

Como construir o rectângulo de ouro
I. Construa um quadrado [ ABCD] (é indiferente a medida do lado) :
II. Bissecte o quadrado com o segmento [ RS] :
III. Trace o arco EC , considerando o ponto S como centro e como raio :
IV. Prolongue o lado [ DC] e, perpendicularmente, trace o segmento[ EF] , que irá intersectar [ DC] no ponto F :

O rectângulo [ ADEF] é um rectângulo de ouro !

Perante um número tão fascinante, a sucessão de Fibonacci não poderia deixar de nos surpreender novamente. A sucessão de Fibonacci está também ligada ao número de ouro. A sucessão constituída pelas razões de termos consecutivos da sucessão de Fibonaccitende para o número de ouro, isto é:



Também com os termos da sucessão de Fibonacci se pode construir um rectângulo de ouro :

em que os números dentro de cada quadrado correspondem ao comprimento do lado do respectivo quadrado, sendo simultaneamente termos da sucessão de Fibonacci.

Também a partir deste rectângulo pode-se construir uma espiral equiangular, de centro O (ponto de intersecção das diagonais desenhadas na figura) :


2 comentários:

  1. há outras formas, de apresentação, o retângulo de ouro, construindo geometricamente e os cálculos. Seguimento áureo, através da representação no triângulo retângulo, e os cálculos.

    ResponderExcluir
  2. há outras formas, de apresentação, o retângulo de ouro, construindo geometricamente e os cálculos. Seguimento áureo, através da representação no triângulo retângulo, e os cálculos.

    ResponderExcluir